top of page

Coluna do Samuel

No Man’s Sky: um novo universo a ser explorado


O jogo ‘’No Man’s Sky’’, que será lançado no mês de Junho deste ano, vem sendo muito trabalhado por programadores da Hello Games[1], em Londres, que afirmam ser um jogo que irá “revolucionar a era dos games’’.


"No Man’s Sky" é um jogo de muita aventura e exploração. Seu personagem é um viajante espacial que explora um universo gigantesco com, aproximadamente, 18 quintilhões de planetas únicos(literalmente isolados por milhões de anos-luz), e seria necessário 5 bilhões de anos para explorar todos estes planetas caso o jogador ficasse 1 segundo em cada planeta. Este universo praticamente infinito, é criado por um valor numérico inicial arbitrário chamado de ‘’seed’’. A partir desse valor inicial são criados outros ‘’seeds’’ através de uma serie de algoritmos(‘’receita’’ que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa). Os ‘’seeds’’ vão determinar cada elemento do jogo, como estrelas, planetas e organismos[2].


Por incrível que pareça, o jogo não necessita de imensos servidores devido sua imensidão, pois ‘’carregam’’ apenas dados que serão construídos conforme você explora o universo virtual. Cada parte deste universo, portanto, existe e não existe ao mesmo tempo. Quando você se aproxima de algum planeta, por exemplo, ele começa a se gerar pelos algoritmos. Ao sair, ele desaparece. E, ao explorar tal planeta, esses algoritmos são gravados de tal forma que, se retornarmos, os mesmos códigos serão gerados e as mesmas características do planeta estarão lá novamente.


Diferente de outros games, ‘’No Man’s Sky’’ não deixa de lado as noções geográficas, biológicas e físicas. Cada sistema solar possui diversos planetas que giram em torno de um Sol, de acordo com nossas leis orbitais. Por exemplo, suponhamos um viajante espacial que saia de sua casa para realizar uma viagem fora deste planeta. Quando ele retornasse na mesma direção em que saiu, provavelmente não iria encontrar sua casa ali, porque o planeta rotacionou, por isso o motivo de não ter retornado exatamente no mesmo lugar que tinha saído. Já em relação à biologia, o game possui uma gigantesca diversidade de criaturas vivas. Semelhante à vida real, os animais passam por diversas mutações que permitem não existir nenhuma espécie de animais iguais em planetas diferentes, o que torna esse jogo surpreendente. Na geografia, observamos nos climas e vegetações dos planetas. Quanto maior a latitude, mais frio o planeta é( climas mais frios e pequenas vegetações com pouca diversidade), quanto menor, mais quente é(climas mais quentes e grandes vegetações com muita diversidade). E essas noções são muito bem observadas dentro deste universo virtual[3].


Como será lançado apenas para PC e Playstation 4, muitos se perguntam: qual o objetivo do jogo? Ainda não temos certeza, mas o objetivo deste imenso jogo é chegar ao centro do universo e, para isso, você terá que conseguir dinheiro para obter melhorias em seu personagem, armas e espaçonaves, se envolverá em diversas lutas espaciais, poderá se aliar a facções, entre outras coisas que serão descobertas após seu lançamento.

bottom of page