top of page

Coluna do Samuel

Presente dos Deuses com LSD


Desde o último texto do "Presente dos Deuses" na semana passada, venho me martelando pra dizer algo bom, verdadeiro ou que seja ao menos decente sobre Wish You Were Here da banda britânica de rock Pink Floyd. Queria não cometer nenhum erro de interpretação, mas depois de assistir um documentário de 59 minutos sobre o álbum que a música dá nome (vou disponibiliza-lo no fim do texto) e mesmo assim não conseguir algo concreto em relação a música, resolvi que daria minha própria interpretação. Roger Waters, que junto com David Gilmour compuseram a brilhante música, diz que ela traz um peso emocional muito grande, em que as pessoas atribuem razões e sentimentos que tem conhecimento, ou ás vezes não tem certeza do que se trata.


A música cabe a interpretações individuais, tem sempre os românticos, que levam ao pé da letra a tradução "queria que você estivesse aqui", é o que poderíamos chamar de clichê musical, tema de inúmeras histórias de amor que tiveram ou não sucesso, ou até as que não se concretizaram e que mesmo assim a letra se encaixa platonicamente. Mas para aqueles que tem maior interesse e se aprofundam na história dos compositores/cantores, levam em consideração o momento em que a música foi lançada, e histórias passadas da banda, o resultado da interpretação é algo mais complexo e psicodélico (algo mais floydiano mesmo).


O álbum de mesmo nome da música foi lançado no final de 1975, onde a banda já não mantinha sua formação original, Syd Barrett o solista da formação original, tinha deixado a banda por motivos que até hoje não ficam claros. Todos os integrantes costumavam naquela época usar principalmente LSD, mas de acordo com os próprios integrantes, Syd usava demais. Faltava em muitos compromissos e não parecia ligar muito, a manjada historia do astro do rock. Mas sempre foi muito bem descrito pelos ex-companheiros de banda, como um garoto bonito, engraçado, extremamente inteligente, sensível, e para alguns esquizofrênico. A música "Shine On You Crazy Diamond" foi composta para Syd (David Gilmour já assumia seu lugar na banda), onde homenageiam Syd e sua grandiosidade não explorada corretamente.



SYD BARRETT




Mas enfim, Syd estava sumido, David estava em seu lugar, e a partir de algumas notas que saíram do violão de doze cordas de Gilmour, Roger escreveu a letra de Wish You Were Here.


A grandiosidade da música era percebida logo de cara. David e Roger seguiam a linha de tradição dos "glimmer twins", expressão que se tratava de Mick Jagger e Keith Richards do Rolling Stones porque eram os compositores base da banda. Assim como Paul e John nos Beatles. Com poucas notas inicias, o ar country da música já causa aquela sensação de conforto, diferente das músicas que eles costumavam fazer, aquelas apresentações psicodélicas que duram vinte, trinta, quarenta minutos, com luzes e sons futurísticos. Mas Wish You Were Here não, é calma, confortante, filosófica.


De acordo com Waters, o gênio por trás da letra, a música se baseia em perguntas filosóficas, que criticam a alienação. "Você pode libertar-se o suficiente para conseguir experimentar a realidade da vida enquanto ela flui, antes e com você, enquanto fazemos parte dela? Ou não? Porque se você não consegue, você fica enquadrado nessa vida até sua morte", diz ele ao explicar o conceito da letra. Alguns dizem que nessa música a banda tentava trazer seu lado humano de volta, que já estava abalado com toda fama que os anos anteriores haviam trazido, além de estarem arrasados com o paradeiros de Syd.


A letra traz já nos primeiros versos “Então você acha que consegue distinguir/Paraíso do Inferno/Céus azuis da dor?”, como se a fama que os cegou não permitisse que eles distinguissem as coisas naturais. “Você consegue distinguir um campo verde/De um frio trilho de aço?”, algo belo da natureza de um fruto da sociedade capitalista. E por aí a letra inteira questiona a capacidade de diferenciar as coisas naturais e as criadas pela sociedade que alienam os mesmos.



CAPA DO SINGLE WISH YOU WERE HERE


E como vou sempre encerrar o texto indicando uma música, vou indicar a que homenageia o ex-integrante Syd Barrett (o diamante louco) e sua individualidade.


Até semana que vem onde partiremos pra músicas nacionais que merecem o mesmo respeito e reconhecimento.



DOCUMENTÁRIO:

bottom of page