top of page

Coluna do Samuel

O descaso político contemporâneo



O surgimento da política se deu na Grécia Antiga, onde os gregos debatiam e começavam a definir os primeiros conceitos de cidadania. A importância da política para a construção da sociedade contemporânea é indiscutível, pois a partir dela, tornou-se possível a participação popular nas decisões comunitárias.



Ao longo da história da humanidade, intercalaram-se momentos de alta participação política, e momentos de comportamento apolítico. Na idade contemporânea, no entanto, nota-se um descaso com relação à política. Há um constante aumento na disseminação de generalizações como "política é coisa de idiota" pela população alienada, e muitas vezes se esquecem que a política não depende de apenas um líder, mas, também, da sociedade como um todo.

Com o desenvolvimento do capitalismo e das ideias econômicas neoliberais, observa-se que a política tem sido cada vez mais inutilizada. A redução da função política é explicitada em um Estado não-interventor, que cede os espaços de poder para empresas multinacionais e blocos econômicos.


A política representa a porta para a entrada de benefícios para a sociedade, portanto, abster-se deste bem significa, antes tudo, abster-se da ideia de cidadania, e afirmar o egoísmo e individualismo característicos da contemporaneidade.


Portanto, a participação política se torna indispensável, tendo em vista a ideia de sociedade e cidadania. O individualismo e egoísmo são apenas motivos para que a corrupção e a injustiça continuem frequentes. É necessário o entendimento do pensamento de ser cidadão, para que assim exista uma vida em comunidade.


bottom of page