top of page

Coluna do Samuel

Coréia do Norte: afinal, o que é verdade e o que é mito? #3


Certa vez, em uma determinada aula de geografia, fui questionado sobre o desenvolvimento norte-coreano e a atualização do modelo socialista por parte daquele país. Deparei-me, então, com um argumento cada vez mais vigente nos debates e nas acusações sobre o regime:


"A Coréia do Norte não tem nada de desenvolvido e/ou tecnológico. Aquele país é um museu do século XX a céu aberto, não possui inovações em nenhum quesito, e demonstra a pobreza do regime socialista".


Provavelmente não sou o único que leu ou ouviu algo do tipo. Portanto, tratarei de demonstrar como essa afirmação é inválida, selecionando algumas imagens recentes do cotidiano dos norte-coreanos, construções, indústria e moradia, separando-as em tópicos. Começarei por aquele que mais me instigou ao estudar o país:

O Lazer na Coréia do Norte:



Essas fotos, senhores, não são de algum shopping ou coisa do tipo, mas, na verdade, da escola infantil Mangyongdae recém-inaugurada, é conhecida também como "O palácio das crianças".


Dois garotos em uma Luta-Livre


Cidadãos norte-coreanos reunidos em uma praia. Ao contrário do que desinforma a mídia por essas bandas, existem sim modelos de roupas de banho naquele país.


Jantar com estrangeiros no restaurante Air Koryo's.

Maratona Internacional que aconteceu no dia 10 de Abril desse ano.



Na primeira, turistas jogando vôlei com cidadãos norte-coreanos, já na segunda, os mesmos em uma foto com um time de futebol de 10 anos.

Garotas norte-coreanas de 13 anos praticando a natação

Recém-casados fazendo fotos em um salão de boliche

Restaurante localizado no Masikryong Ski Resort

Parque de diversões repleto de pessoas

Indústria e Comércio na Coréia do Norte:

Carregamentos de carvão em um navio - Porto de Raijin, Rason

Fábrica de Tecidos em Pyongyang

Fábrica de fertilizantes Hungnam, localizada em Hamgyong Sul

Fábrica de processamento em Taedonggang - Fazenda de frutas combinadas

Fábrica de sapatos em Rason; em seguida sapatos produzidos por ela

Fábrica de roupas na Zona Econômica Especial, Rason

E por fim, refinarias de petróleo com potencial enorme para funcionamento, porém infelizmente abandonadas por causa das sanções econômicas impostas pelo ocidente

Acesso à tecnologia na Coréia do Norte:

Essas fotos são da 19ª Feira Internacional de Primavera, onde pode-se encontrar computadores, televisores, eletrodomésticos etc. Selecionei as que mais me chamaram atenção, como a segunda, que foca nas configurações dos notebooks.

Imagens do Centro de Ciência e Tecnologia, construído sobre a ilhota Ssuk localizada no rio Taedong de Pyongyang.

SEK Studio - Estúdio de animação da Coréia do Norte

Hospitais na Coréia do Norte:

Hospital de Crianças Okryu

Hospital dentário Ryugyong

Hospital maternidade Pyongyang

Ambulância recém-adquirida para Pyongyang

Kalma Airport - Wonsan:

Hotéis na Coréia do Norte:

Hotel em Wonsan

Hotel Internacional Yanggakdo

Hotel Tongmyong

Hotel Koryo, em Pyongyang

Esses exemplos são amplamente necessários para fazer frente àquelas postagens que se disseminam rapidamente pela rede. E, para enfatizar melhor, respondo a pergunta que iniciou este texto: A Coréia do Norte não é um "museu a céu aberto", longe disso, este país está passando por um processo de modernização e se sustentando bravamente para isso. É mais um MITO criado para denegrir o povo norte-coreano e desacreditar de sua capacidade de avanço!


As imagens aqui utilizadas fazem parte do belíssimo projeto DPRK 360, o qual vocês podem acessar por aqui: https://www.facebook.com/dprk360/

bottom of page