top of page

Coluna do Samuel

Coréia do Norte: afinal, o que é verdade e o que é mito? #4

(Imagem fantástica da página DPRK360)

O ocidente capitalista corriqueiramente traz em suas manchetes textos e imagens que "provariam" as dificuldades do socialismo, ou melhor, de sua aplicação em países como Cuba, Vietnam, Coréia (RPDC) e até mesmo cita experiências passadas, como notícias que abordam o regime soviético. Uma questão curiosa, e que eu certamente traria para a série, faz menção às críticas acerca da "fome absoluta que aflige os norte-coreanos". Demonstrar que essa é apenas mais uma campanha difamatória dos monopólios da mídia mundial não é só relevante, é imprescindível.


Começo a explicação pelo caráter geográfico, ou melhor, pelo relevo característico da RPDC: uma definição que dá conta de resumir a topografia do país originou-se após a viagem de um grupo de europeus. Segundo eles, parecia "um mar em uma tempestade pesada" por causa das muitas serras sucessivas que cruzam a península. Cerca de 80% da Coreia do Norte é composta por montanhas e planaltos, separados por vales profundos e estreitos.[1] Por conta disso, só 16% do território é agriculturável. Mesmo o investimento em tecnologias para aumentar o produtividade do uso do solo não consegue resolver o desgaste do solo de uma civilização milenar. Recentemente, por exemplo, foi desenvolvida uma nanotecnologia para evitar que pragas atacassem as plantações de arroz.

Mapa topográfico da Península Corena

E a situação se agrava com as sanções e embargos impostos ao país, bloqueio mais cruel do que aquele que impede Cuba e Irã de estabeleceram relações comerciais. Pode-se ainda argumentar que China e Rússia mantém fortes elos comerciais com a RPDC. No entanto, o problema reside na fraqueza do setor exportador de mercadorias do gênero alimentício desses dois países.


Composição das exportações chinesas e russas, respectivamente: Os quadrados contornados em vermelho fazem referência ao setor alimentício[2]

Há de se considerar ainda que, por conta do que já foi mencionado acima, a situação alimentar da população norte-coreana é complicada. Sua alimentação é pouco diversificada, porém a noção de uma "fome absoluta", alardeada pelos grandes meios de comunicação, é falsa!


Assim como Cuba, a Coréia do Norte foi atingida diretamente com o fim da União Soviética. A tragédia teve auge nos anos 90, quando um quadro de fome absoluta realmente aconteceu e ocasionou a morte de várias pessoas.

Gráfico de análise do PIB norte-coreano durante a segunda metade do século XX


A tentativa de rebaixar o programa socialista norte-coreano mais uma vez se mostra falso, desonesto e digno apenas de um riso de misericórdia. Um grande conhecedor da realidade dos cidadão da Coréia do Norte é o ex-embaixador Arnaldo Carrilho, que, quando entrevistado pelo canal "Café com Política", também abordou o tema "alimentação", e como a população resiste às afrontas do ocidente.



bottom of page