top of page

Coluna do Samuel

Auxinas e a Guerra do Vietnã

Olá, jovens! Tudo bem? Aqui vai minha prometida contribuição a este blog: um breve texto que escrevi no ano passado (2015) sobre um assunto importante (com fontes!)

Valews!

Caras(os) Alunas(os), ex-alunas(os) e também não alunas(os). Em especial, pros(as) loucos(as) de vestibular, vai aqui meu palpite pra esse ano, além de, obviamente, ser um assunto deveras importante.

Talvez vocês tenham visto por aí ultimamente várias notícias sobre a Guerra do Vietnã por conta dos 40 anos do fim dela, em 1975.Tem saído bastante coisa sobre o uso do Agente Laranja, um herbicida cujos componentes são hormônios vegetais. São auxinas sintéticas (moléculas sintetizadas artificialmente que são diferentes das auxinas encontradas naturalmente nas plantas, mas que tem o mesmo efeito). É uma mistura de dois compostos: o 2,4-D e 2,4,5-T. Esse herbicida mata as plantas em que incide ao provocar a queda de suas folhas. É um desfoliante. Os EUA usaram isso para revelar as posições do exército inimigo, que usava a fechada floresta da região a seu favor, e para destruir plantações e comprometer o suprimento de alimento para as pessoas do Vietnã do Norte. “Fessor, como assim, as auxinas não inibem a abscisão foliar?!” Pois é. Ainda que as auxinas, nas concentrações em que elas são normalmente encontradas nas plantas, tenham o efeito de inibir a abscisão (queda) das folhas, em concentrações muito altas têm o efeito contrário.

A abscisão das folhas depende do efeito combinado das auxinas e do etileno (outro hormônio vegetal). A auxina inibe esse processo, enquanto que o etileno promove. Enquanto a concentração de auxina na folha estiver alta em relação à de etileno, a folha não cai. Mas quando a de etileno fica alta em relação à de auxina, a folha cai. Mas em concentrações muito altas de auxina, esse hormônio estimula a síntese de etileno, promovendo, portanto, a abscisão foliar. Daí o efeito do herbicida.

O problema é que uma substância raramente é completamente pura. Um processo industrial de produção de qualquer coisa frequentemente gera subprodutos. Um dos subprodutos da produção do Agente Laranja, à época, era o TCDD (2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxina), uma substância extremamente tóxica. É cancerígena, abortiva, provoca más formações em recém nascidos, é cumulativa e persistente nos seres vivos e no ambiente, motivo pelo qual até hoje causa efeitos nas pessoas, enfim, uma coisa horrorosa que contaminou um monte de gente, inclusive soldados americanos (ainda que em número bem menor que de vietnamitas). Os EUA sabiam desde 1952 que esse subproduto existia e que causava esses efeitos. Há registros de que nesse ano, a Monsanto (Ê, Monsanto!), empresa que produzia o produto, informou o governo dos EUA sobre tais efeitos. Entretanto, mesmo assim a decisão foi por utilizá-lo. Ainda que não houvesse legislação sobre isso na época, o que foi feito configura um crime de guerra, um atentado de gerar inveja na mais sádica organização terrorista. Só em 2012, houve algum movimento dos EUA de reparação às vitimas. E não vou nem falar do Napalm e dos mais 1 milhão de vietnamitas mortos, entre civis e militares, contra 60 mil estadunidenses.


O ex-soldado Do Duc Diu reza no cemitério em que 12 de seus 15 filhos estão enterrados, próximo à sua casa em Quang Binh, no centro do Vietnã. Os filhos morreram em decorrência de doenças provocadas pela exposição do pai ao agente laranja, segundo médicos

Importante registrar que este não é um texto antiamericano. Não é lúcido diminuir a dor das mortes e contaminações dos jovens norteamericanos na guerra só porque foi em menor número. A meu ver, o cidadão estadunidense afetado também foi vítima nessa história. Adoro Jazz e suas divas e divos, blues, Rock n roll, Big Bands, o Frank Sinatra, o Neil Degrasse Tyson, Grand Canyon, o Carl Sagan, a Sharon Stone, o George Clooney, a família Baldwin, South Park, Simpsons, as gêmeas Olsen, o Michael Jackson, a Madonna, Ramones, Hippies, o Gershwin, o CDC, a Broadway, o House, hambúrguer, catchup, tênis e até a Disney e o Rei Leão. Mas é preciso ser crítico: a política externa deles sempre foi e ainda é de doer.


Vejam as reportagens, os números de pessoas afetadas, as fotos e tirem suas conclusões. Notícias sobre o assunto: http://www.cartacapital.com.br/…/agente-laranja-o-legado-fa… - a melhor que achei http://goo.gl/K6C20L - Notícia sobre o acordo dos EUA e Vietnã para a limpeza de áreas contaminadas. http://goo.gl/Y6znNG - Bela reportagem da Reuters http://goo.gl/AzGDvs - Mais fotos Fontes: Livro de Fisiologia Vegetal do Taiz e Zeiger, página 530. Livro sobre o Agente Laranja, páginas 2 e 6: http://goo.gl/w0q0qG Outro livro sobre o Agente laranja, página 17: http://goo.gl/lmKnkT PS: Amigos(as) da História e ratos(as) de laboratórios de fisiologia vegetal me corrijam se tiver alguma coisa errada!

bottom of page